quarta-feira, 16 de março de 2011

Oficina de Capacitação e Apresentação do Programa "Produtor de Água"

Hoje tive mais um dia com grandes aprendizados. 
O dia começou cedo com a viagem à cidade de Nova Ponte para participar da Oficina de Capacitação e Apresentação do Programa "Produtor de Água". Fui junto com a secretária do meio ambiente da cidade, aprendi muito sobre diversos assuntos. Um dele foi sobre a questão espiritual individual através da prática de meditação. Essa é uma prática que sempre tive vontade de aprender, e que espero colocar em prática daqui para frente. Meu receio é que eu seja igual a Elizabeth Gilbert, interpretada por Julia Roberts no filme " Comer, amar e rezar" que na sua primeira tentativa de meditação ficou imaginando a decoração da sala de meditação. Não pelo fato de ficar pensando em decoração, mas pelo fato de sempre estar pensando em alguma coisa, sempre buscando algo e tento várias idéias. Mas acredito que tudo na vida é questão de dedicação e prática, sendo assim o que me falta agora é apenas dar o primeiro passo.

Foto: Estava tentando meditar em pleno Navy Pier em Chicago. Esse era um dos únicos lugares que tinha um clima tropical, era um Crystal Garden, tudo muito lindo e transmitia uma paz incrível. O Navy Pier é fantástico, ele possui todo um programa de sustentabilidade implantado, possui plano de eficiência energética própria, prevenção à poluição, time verde de iniciativa a reciclagem e vários outros projetos futuros, que podem ser acompanhados pelo link http://www.navypier.com/about/sustain_topics.html.

Voltando ao meu dia, o segundo momento de aprendizagem foi com o consultor do IGAM, Benito Marangon, que além de aprender muito com a seu excelente didática aprendi que hoje sobre a competência do conselheiro nos Comitês de Bacias Hidrográficas e várias legislações abrangendo a água. Um assunto interessante abordado e que eu não tinha conhecimento é que pela Constituição de 1934 as águas podiam ser públicas, privadas ou dominicais. Hoje sabem que a água é de domínio público, e que isso é muito importante para o desenvolvimento de gestão de recursos hídricos.
Outro "professor" que tive hoje foi o  Devanir Garcia dos Santos Gerente de conservação de Água e Solo da ANA - Agência Nacional das Águas. Sua palestra foi riquíssima, abordou o Programa Produtor de Água de forma brilhante. No final do ano passado eu conheci sobre esse programa através do  Coordenador de Estratégias de Água Doce da TNC (TheNature Conservancy), Albano Araújo. 
Considero o Albano uma pessoa ímpar no meu desenvolvimento profissional, pois através de uma reunião conseguiu me passar várias informações primordiais para meu trabalho, como também a Pedaga Hídrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário