segunda-feira, 14 de março de 2011

Descobertas


Na foto estou encantada com a beleza natural da Serra dos Órgãos no Rio de Janeiro. A subida foi difícil, mas a recompensa foi maravilhosa. Para mim não existe melhor sensação no mundo do que estar em contato pleno com a natureza.

Já tem algum tempo que estou pensando nas funções que os biólogos podem atuar. No site do Conselho de Biologia existem muitos campos, mas percebo que a prática é bastante diferente. Percebo que não é só na biologia que um profissional que ser superior ao outro, acho isso muito errado, pois no mundo atual existe espaço para todos. Acredito que é necessário ter multidisciplinariedade.
Realmente o desemprego existe, mas acredito que para os bons e persistentes sempre haverá oportunidade, pode ser que não seja a desejada no momento, mas sempre haverá.
No começo da Biologia eu não sabia muito bem o que o biólogo fazia, mas sempre tive a certeza que era isso que eu queria para o futuro. Tem pessoas que nascem com dons para ser músicos, artistas, atletas e até políticos. Eu nasci para defender o meio ambiente. Parece um pouco utópico, mas para mim é muito importante e necessário. Tenho os meus ideais e luto por eles com toda minha força todos os dias.
Faz pouco tempo que percebi que ambientalista é uma opção a ser seguida, e desde então eu visto a camisa e levo para todos os lugares minhas concepções. Não sou uma ambientalista cega, pois vivo em um mundo globalizado, uso roupas e como carne. E sei que se eu quiser continuar a fazer qualquer coisa eu preciso conservar meu ambiente. Por isso acredito nas maneiras sustentáveis de agir. Acredito também que daqui uns anos eu consiga mudar muito o meu modo de agir e consiga influenciar positivamente muitas pessoas.
Amanhã tenho uma Reunião do COPAM (Conselho Estadual de Políticas Ambientais) em que eu sou conselheira. Espero conseguir colocar em prática nos empreendimentos essa minha visão sustentável, sempre amparada à legislação pertinente e aos estudos ambientais existentes. Acho muito interessante nessas reuniões às formas que muitos se posicionam e a diversidade de interesses. A evolução que eu percebo nessas discussões é o fato de nós estarmos lá e termos o direito de nos posicionar. Isso nos mostra que podemos e devemos fazer a diferença que o mundo espera de nós, de mim e de VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário