sábado, 12 de março de 2011

Crescimento vertical

Algum tempo atrás tive o prazer de conhecer o historiador José Augusto Pádua. Ele é doutor em ciência política pelo Iuperj e professor adjunto do Ifcs/Ufrj. É autor dos livros O que é ecologia, Ecologia e política no Brasil e de vários artigos em livros, periódicos científicos, revistas e jornais publicados dentro e fora do Brasil.
Aprendi com ele o conceito de crescimento vertical, e desde então tento aplicar em todas minhas ações. O crescimento utilizado atualmente no Brasil é conhecido como crescimento horizontal. Um exemplo que eu sempre cito é a exploração da Floresta Amazônica atualmente. O solo amazônico é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes. Os fazendeiros exploram a terra de maneira indevida e quando ela se torna improdutiva eles desmatam outra parte da floresta e exploram novamente de forma indevida, isso  é feito de maneira desordenada e como conseqüência tem a perda desse bioma tão importante para o mundo. Essa forma desordenada, sem cuidado e com o pensamento de que esses recursos são inesgotáveis é o que eu denomino crescimento horizontal.
Já o crescimento vertical é aquele onde há uma utilização racional e um pensamento que os recursos não esgotáveis e que merecem ser utilizados da melhor maneira possível e devem ser reutilizados sempre que possível. Uma dica para a Floresta Amazônica é a utilização da floresta de uma forma manejada, sem queimas, com um cultivo racional e sempre sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário